Associação

Estatutos, orgãos, clubes, contatos ...

A Associação de Atletismo do Porto, é uma instituição desportiva com uma actividade que abrange o território do distrito do Porto, foi sucessora da Associação Portuense de Atletismo que foi fundada em 23 de Março de 1926, conforme os escritos da época.

A Associação Portuense de Atletismo teve a sua primeira sede no 1º andar do nº 24 da Rua da Porta do Sol, tendo sido sucessora da sua percursora a Delegação no Norte da Federação Portuguesa dos Sports Atléticos, que se estabeleceu na cidade do Porto em 1924, cuja Federação foi fundada em 21 de Novembro de 1921, dando origem mais tarde, em 7 de Maio de 1927, à actual Federação Portuguesa de Atletismo.

A Associação Portuense de Atletismo criada a 23 de Março de 1926 teve como primeiros dirigentes: Carlos Teixeira Pilrão, José Neves Eugênio, Raul César e Roberto Machado, este último, que foi o autor que deu o nome à Associação Portuense de Atletismo, era um autêntico aristocrata do desporto, pelas diversificadas missões que desenvolveu em prol do Atletismo, mantendo-se ligado à modalidade praticamente até ao seu desaparecimento, já em plena década de 70.

A actual instituição que, pelos escritos atrás referidos, comemorará as suas Bodas de Diamante em Março de 2001, ainda se debate hoje em dia com problemas que foram o sonho dos seus dirigentes pioneiros para a concretização das suas actividades atléticas.

Embora sem as normais condições que lhe permitissem valorizar a actividade dos praticantes seus filiados, desfilaram nessa época no panorama atlético Nacional, muitos dos seus mais representativos atletas, que elevaram bem alto o nome da Cidade, da Região e do País nas primeiras quatro décadas da sua existência.

A Associação foi a responsável durante esse lapso de tempo pela modalidade a Norte do Mondego, só mais tarde, já no decorrer da década de 60 é que foram fundadas outras Associações, nomeadamente em Coimbra e Braga.

Mas foi na Cidade do Porto que esta Associação sempre teve alguns dos seus representativos atletas, muitos deles Internacionais e Olímpicos, embora correndo o risco de olvidarmos alguns nomes, gostaríamos de destacar entre muitos António Saarfield, Dr. Mário Duarte, Mário Porto, Dr. Fernando Prata de Lima. Dr. José Prata de Lima, Herculano Mendes, Prof. Edgar Tamegão. Engº José Sampaio Peixoto, Dr. António Tender, Eugênio Simões Lopes e tantos mais, estes valorosos jovens, muitos deles já desaparecidos do nosso convívio, foram os sólidos alicerces da primeira metade da vida da Associação. Alguns, após o fim da sua carreira desportiva, foram empenhados dirigentes nesta cruzada a favor da modalidade, representando os clubes pioneiros da modalidade, nomeadamente, Clube Sportivo Nun'Álvares, Sport Clube do Porto, Académico Futebol Clube, Futebol Clube do Porto, Estrela Vigorosa Sport, entre muitos outros.

Contemporaneamente e muito especialmente após a revolução de Abril, a Associação dinamizou ainda mais as suas actividades, procurando trazer à prática da modalidade uma imensidão de novos praticantes, é nessa fase que o Atletismo em Portugal, atinge uma dimensão Nacional ao chegar a todos os Portugueses, é neste período que temos alguns dos mais representativos atletas a nível Mundial, de que gostaríamos de destacar, Rosa Mota. Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Albertina Dias, no sector feminino; António Leitão, José Sena, José Regalo, José Leitão, António Pinto, Nuno Fernandes, no sector masculino.

Nesta fase contemporânea os Clubes mais representativos foram a Futebol Clube do Porto, o Centro de Atletismo do Porto, o Futebol Clube da Foz, o Sporting Clube de Espinho, Boavista Futebol Clube, CIPA - Clube de Iniciação e Propaganda do Atletismo, Maratona da Maia, os quais se empenharam na promoção da modalidade, alguns deles continuando ainda a fazê-lo a par com clubes de existência mais recente.

Época 2016/2017

 








 

 

 

 


Provas de Estrada

Calendário Oficial AAP

Provas de Estrada

(EM ATUALIZAÇÃO)

Provas

 

   

 

 

 

 

 

     
     
     

 

 

 

 

Links

 

 

Apoios